De frente com uma onça pintada

Toda manhã saímos cedinho a procura de onças pintadas. Olhamos o terreno por sinais deixados por elas na noite anterior. É como se fosse uma caça ao tesouro.  Frequentemente encontramos pegadas do macho dominante aqui no Refúgio Ecológico Caiman… o Fantasma.

The track of Fantasma resembles that of a lion in Africa. Here the water seeps through and collects in one of his tracks.

As pegadas do Fantasma parecem as de um leão. Aqui numa manhã molhada.

O fantasma recebeu esse nome pois é dificilmente encontrado, apesar de estar por toda parte.  Ele se move pelas matas e áreas abertas como um fantasma. Nos deixa sinais de que esteve por ali… pegadas gigantes, restos de carcaças e muitas fotos em nossas armadilhas fotográficas.

Caught by the camera trap. In this picture you can clearly see the torn region on his lower nose.

Bem de frente pra uma de nossas câmeras. Aqui podemos ver uma das cicatrizes perto do focinho

Uma pesquisa feita numa fazenda próxima indica que o território de onças pintadas macho nessa região são de mais ou menos 170 quilômetros quadrados. Isso é enorme! Isso nos ajuda a compreender o porque é difícil encontrar o Fantasma, além de explicar o porque dele aparecer em quase todas as armadilhas fotográficas que colocamos.

Vemos ele , em média, uma vez por semana. Quando o vemos é sempre maravilhoso. Ele é muito grande, forte e musculoso. Sua cara com cicatrizes sugere que ele seja velho, mas ele não mostra sinais de cansaço. Já rastreei ele por mais de 7km em um dia. Acreditamos que ele seja o pai da maioria dos filhotes por aqui.

A melhor coisa é que quando o vemos ele está sempre muito tranquilo em relação a nossa presença. Isso possibilita avistamentos fantásticos.  Como vc pode ver no vídeo abaixo, ele sempre se mostra confiante. É realmente um privilégio ver o Fantasma das Florestas.

Fantasma has odd patterns for a Jaguar. His coat almost resembles that of a Leopard. He does not have the tell-tale spots in the centre of the rosettes. A feature that every other Jaguar that I have seen has. This picture shows just how short a Jaguars tail is!

Suas pintas se parecem  com as de leopardos. Suas rosetas não tem pintas dentro como todas as outras onças que já vimos.

He is one of the most relaxed Jaguars that we are currently viewing.

Ele é uma das onças mais tranquilas que vemos por aqui

Fantasma is a huge male Jaguar. We are not sure of his age, but I personally put him in the bracket of 11- 15. I may be way off the mark and would be fascinated to hear all your thoughts on his age!

O Fantasma é uma onça enorme. Estimamos que ele tenha cerca de 11 anos de idade. O que vc acha? Adoraríamos ver seus comentários

Pra vcs que nos acompanham, e já viram em um post anterior uma onça ignorando uma carcaça… Essa onça era o fantasma. Se vc quer recordar ou não tinha visto ainda. Abaixo um link para o vídeo.

https://www.youtube.com/watch?v=NXmbvYa-qA8

Escrito, filmado e fotografado por:  Adam Bannister

Anúncios

Onça fêmea e seu filhote

A ligação entre uma mãe e seu filhote, na maioria das espécies, é incrível. Uma das coisas mais gratificantes de se passar tanto tempo com animais é poder acompanhar as histórias familiares dos mesmos diariamente. Nosso trabalho nos propicia a chance de assistir o maior espetáculo do mundo, ao vivo e sem cortes!

Lembrando de alguns avistamentos que tive nos ultimos 6 meses lembrei que nunca mostrei a vcs os vídeos da Yara e seu filhote. Esse videozinho foi feito em junho e mostra a mãe com seu grande filhote. É simples, mágico e natural. O que faz esse vídeo ser ainda mais espetacular é o fato dele ter sido feito de dia e bem ao lado de uma das principais “estradas” do Refúgio Ecológico Caiman.

https://www.youtube.com/watch?v=zsUCW6Y6lYo

As inúmeras horas que passamos no campo estão realmente começando a fazer diferença. As onças pintadas estão ficando cada vez mais tranquilas em relação a nossa presença. Em Setembro comemoramos nosso centésimo avistamento de 2013! Esse dado é impressionante. E mais impressionante que os números são como a qualidade dos avistamentos que estamos obtendo vem melhorando.

Fico imaginando como será em alguns anos, com mais e mais encontros entre as onças e nós, acontecendo regularmente. Estou ancioso por mais momentos entre mães e filhotes.

Escrito e filmado por Adam Bannister

A força de uma onça

Uma ótima manhã de rastreamento pela equipe do Projeto Onçafari  resultou em um encontro com o Fantasma, o macho dominante aqui no Refúgio Ecológico Caiman. Ele foi visto se alimentando de uma caça que havia conseguido na noite anterior. Voltamos a noite e pacientemente o esperamos sair da mata. Fomos recompensados com momentos incríveis de força e brutalidade. Conseguimos ficar a apenas 15m dele. Aprecie esse vídeo que mostra sua força, o grande tamanho de sua cabeça e pescoço.

Bending over

Eating carcass

Fantasma looks left

head in carcass

lying down eating

standing by side of kill

standing up and pulling meat

Zoomed out

Escrito, fotografado e filmado por Adam Bannister