58 comentários em “Veja as diferenças entre Onças Pintadas e Leopardos

  1. muito bom, parabéns pela matéria. Gostaria de saber se para participar de uma ong como essa relacionada a preservação ambiental é necessário estar formado em ciências biológicas, amo a natureza e gostaria de aplicar o conhecimento na area de preservação ambiental, e não na licenciatura..
    se alguém puder responder, sl.in@hotmail.com
    obrigado desde já =D

  2. Adorei aprender a identificar cada uma destas maravilhas da Natureza, oxalá vivam sempre nos seus habitats que o homem tanto desrespeita.

  3. Ótimas informações…porém há um pequeno erro de grafia “zoologica” na figura de comparação entre a Onça e o Leopardo: Panthera onca e Panthera padrus ( com o O e o P minúsculo).
    Exceto isso, ótimas imagens e informações.

  4. Adorei as informações, os comparativos e imagens para ilustrar. Com certeza aprendi muito e não esquecerei. Abraços

  5. SHOW DE BOLA. SEMPRE TIVE ESSA DÚVIDA. ACHEI QUE NUNCA IA ACHAR UM POST SOBRE ISSO.
    SÓ TENHO UMA GRANDE DÚVIDA; QUAL O TAMANHO DA ONÇA SOBRE AS PATAS TRASEIRAS (OU SEJA, EM PÉ)?
    OBRIGADO E SUCESSO.

      • Bom saber… pois eu achava que a Onça tinha, proporcionalmente, a mordida mais forte entre os felinos, mas que o Tigre Siberiano tinha a mordida mais forte no valor absoluto, independente do tamanho e da massa corporal! Show de bola… Se a Onça tivesse mais tamanho, certamente seria a “manda-chuva” dos grandes felinos! Visto que ela é muito completa e absurdamente forte para o tamanho que tem!

  6. Vale ressaltar que a onça é o mamifero com a maior mordida da natureza, superando seus primos leôes e tigres, bem como ursos e a hiena ( também temida pela força de sua boca ).

  7. Gostei muito da informação, tenho o projeto em minha vida de trabalhar com felinos! Gosto de leões, onças…faço graduação em ciências biológicas na Uerj ffp. Quero estagiar nessa área! Aqui onde estudo ainda não conheci ninguém que trabalhe com os felinos. Faço licenciatura, mas quero trabalhar em campo, em projetos como o de vocês. Muito obrigada! Amei a matéria!

  8. saqué minhas duvidas,porem se eu for ver-los em seu habitate creo que ñ reconhecerei. são identicos,leorpados/e onças.parece ser la misma coisa, pero gracias por las informaciones,son todas pintadinhos.ya pensou um sitio lleno de leorpados o onças?

  9. saqué minhas duvidas,porem se eu for ver-los em seu habitate creo que ñ reconhecerei. são identicos,leorpados/e onças.parece ser la misma coisa, pero gracias por las informaciones,son todos pintadinhos.ya pensou um sitio lleno de leorpados o onças?

  10. amigo onça esconde sim o seu alimento. morrei muito tempo no pará e direto achava animal morto e até gado da fazenda minha e estava na mata e cheio de folhas por cima! não me leva a mal 🙂

    • Ao relatar que as onças não tem o hábito de esconder seu alimento não significa que nunca escondem, sempre haverá exceção e também adaptação ao meio em que vivem… O que disseram foi em comparação ao leopardo que sempre busca esconder seu alimento (o que também deve haver exceção). Então não é porque você viu isso de uma onça no Pará que verá o mesmo em Rondônia ou no Pantanal Matogrossense. E como esclareceram tudo aqui é opinião dos autores e que suas observações se limitaram à habitats restritos… Tá desculpado. Obrigado e de nada…

  11. Dois pontos em aberto .
    A onça pelo queveu sabia pessa cerca de 200 kilos ! Informaçao que averiguei em dezenas de estudos . Outra duvida é onde fica o urso pardo na escala da mordida …e bom a orca ..é mamifero e ai ? A onça a supera ? Ou esta escala é apenas de mamiferos terrestres ?

  12. Olá, gostei demais do texto, explicação excelente, faço Ciências Biológicas Bacharelado, e gostaria de saber como faz pra participar desse projeto? Onde está localizado, em que cidade, estado, quais os pré-requisitos necessários pra participar, é preciso já ser formado ou pode fazer um estágio ou algo assim? Por favor preciso muito saber, sou apaixonada pela Onça-pintada desde muito criança, meu sonho é trabalhar com algo relacionado com ela…

  13. Adoro felinos, são a espécie mais incrível do planeta. Sempre tive dificuldades em diferenciar um do outro. Aprendi bastante. Obrigada

  14. Muita boa explicação. Sou professor e meus alunos perguntaram justamente a diferença entre esses dois felinos. Consegui responder a dúvida deles.

  15. A Onça e o Tigre são os felinos que mais admiro, pois são os mais completos em tudo! Sabem nadar, sobem (com destreza) em árvores, enfrentam e matam enormes crocodilianos DENTRO ou fora da água, matam cobras gigantes e muito mais! Ah, e o melhor é que fazem tudo isso SOZINHOS!

  16. Muito boa explicação. Já vi uma enorme onça preta macho no Pantanal de Mato grosso e ela era majestosa! Segundo o biólogo que nos acompanhava no dia na reserva devia ter uns 7 anos de idade, do focinho a cauda uns 1,80 de comprimento e pesar uns 130 kilos! Disse também o biólogo que devia ser o macho dominante da área.

  17. Olá amigos ótima mátria.nas gostaria de fazer uma observação. As onças gostam devtampar seus resto de carcaça sim…para que outros predadores menores n se aproveitem… isso érelatos que eu sempre observo aqui no pantanal nati grossense

  18. É um assunto muito interessante, eu achava que eram iguais, a diferença estava no habitat, mas há muitas diferenças. São dois felinos belíssimos, devemos preservar os dois, sem eles a terra perde parte de sua beleza. Obgd.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s