A primeira onça encontrada pelos “Trackers” africanos

Os “trackers” (rastreadores) Sul Africanos já ajudaram a encontrar onças no Refúgio Ecológico Caiman apenas 5 dias após sua chegada. Esperava-se que levasse algum tempo para eles se adaptarem, mas não… Richard e Andrea já chegaram, rastrearam e encotraram onças por aqui. Graças a eles mais hóspedes estão avistando esses magníficos animais.

De manhãzinha encontrei e segui as pegadas de um macho.  Quando ficou difícil de segui-las chamei os trackers no rádio e dez minutos depois eles já estavam seguindo as pegadas como se fossem cães rastreadores…

Tracks of a Male jaguar

Pegadas de uma onça pintada macho

Qualquer graminha fora do lugar era examinada. Qualquer pedrinha mexida era investigada como  a cena de um crime. Nenhuma pista era desconsiderada. Apenas 5 minutos depois e já estavam de novo na cola da onça. Mostrando muito conhecimento, os dois se comunicavam em silêncio e sumiram mata a dentro.

Eles estavam em busca do Fantasma das Florestas, a onça pintada.

Tracking a female Jaguar

Pegada de uma onça fêmea

Eles rastrearam por um terreno extremamente difícil. Após duas horas veio o sinal pelo rádio. Eles me pediram para encontra-los em um determinado local.

Por suas vozes eu já sabia que eles haviam conseguido. A equipe do Projeto Onçafari foi ansiosa até o local para saber das novidades.

Os trackers nos contaram a história de como haviam rastreado por mata fechada e áreas alagadas. Eles não tinham visto a onça mas encontraram o local onde ela havia se alimentado. Andrea e Richard nos levaram a um local onde havia uma pequena mancha de sangue no chão. Com barulhos e gestos eles nos contaram o que tinha acontecido. A onça havia arrastado sua caça para dentro da mata fechada, talvez para esconde-la dos urubus.

Nos preparamos para ficar no carro a cerca de 40 metros de distância. Ao cair do Sol de mais um magnífico dia aqui no Pantanal a onça apareceu. Ela voltou para se alimentar da carcaça. Tirando fotos e com sorrisos largos assistimos tudo. Sem ela se preocupar com nossa presença passamos mais de uma hora com essa onça.

A portrait of Andrea and Richard

Foto de Andrea e Richard

Continue nos acompanhando, em breve mais novidades ….

Yara, a sub adult Jaguar side on facing us at night

Uma das onças nos observando

Lhes convidamos a explorar os vários blogs e sites das propriedades e projetos involvidos nessa experiencia pioneira. Clique nos links abaixo para entrar:

Projeto Oncafari

Projeto Oncafari

Caiman Ecological Refuge

Caiman Ecological Refuge

Tracker Academy

Tracker Academy

Londolozi Game Reserve

Londolozi Game Reserve

Written and Photographed by Adam Bannister

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s